Receita de Creme de confeiteiro (creme pâtissière)

Ingredientes



250 ml de leite integral (dividido em 2 partes de 125 ml cada)
4 colheres de sopa de açúcar refinado (divididas em 2 partes)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 gemas de ovo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha

Modo de fazer

Comece pelo recheio. Em uma tigela coloque 125 ml de leite, 2 colheres de sopa de açúcar, as gemas e o amido de milho. Misture bem com o auxílio de um fouet até não sobrarem pelotinhas do amido e reserve.

Coloque em uma panela de fundo grosso o restante do leite com o restante do açúcar e a manteiga. Leve ao fogo até ferver. Despeje “um pouco” desse leite fervido na mistura à frio da tigela para fazer a temperagem ao mesmo tempo que com a outra mão você mexe sem parar com o fouet (isso vai garantir que não irá empelotar).

Junte essa mistura da tigela na panela de leite fervido e em fogo brando continue mexendo com o fouet até engrossar e ficar no ponto como se fosse um mingau. A partir desse momento, abaixe ainda mais o fogo e sempre sem parar de mexer deixe cozinhando por mais 3 minutos para que o amido de milho cozinhe, evitando deixar o creme somente com seu sabor. Apague o fogo e acrescente a baunilha, mexendo bem.

Coloque esse creme em uma tigela e cubra com um pedaço de filme plástico de modo que esse encoste no creme para não criar uma película enquanto esfria. Se você deixar uma camada de ar entre o creme quente e o filme plástico vai criar um ambiente para a proliferação de bactérias que vão azedá-lo. Leve à geladeira.

Receita de Creme de confeiteiro (creme pâtissière)
4.5 (90%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 2 =