Receita de Bolo gelado de abacaxi

Ingredientes para a massa



4 claras
4 gemas peneiradas
6 colheres de sopa de água
180g de farinha de trigo
160g de açúcar
1 abacaxi picado
6 colheres (sopa) de açúcar

Ingredientes do creme

1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca
2 gemas
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho
algumas gotas de extrato de baunilha
coco ralado para polvilhar

Modo de fazer

Massa

Antes de iniciar o bolo forre o fundo da assadeira com o abacaxi picado e polvilhe açúcar sobre ele. Dependendo da acidez ou doçura do abacaxi, coloque mais ou menos açúcar. Reserve.
Pré aqueca o forno à 180 graus. Unte uma assadeira média (25 cm de diametro) com manteiga e farinha. Reserve. Peneire a farinha de trigo e separe. Bata as claras até o ponto de neve. Reserve em um outro recipiente.
Na mesma vasilha em que as claras foram batidas, coloque as gemas peneiradas, o açúcar e a água e bata tudo por 8 a 10 minutos, até formar um creme, como mostrado na foto.
Incorpore aos poucos e cuidadosamente a farinha à massa, mas não bata. Faça a mesma coisa com as claras em neve.
Coloque a massa de pão-de-ló sobre o abacaxi. Bata o fundo da assadeira para tirar bolhas de ar e leve ao forno preaquecido para assar no forno por 20 a 25 minutos à 180 graus. Depois de 20 minutos, faça o teste do palito para ver se já está pronto.

Dica: Depois de assado, o pão de ló pode ser usado como base de várias receitas, tortas doces, cake pops ou ser servido simplesmente com queijo ou geleias.

Creme

Coloque todos os ingredientes do creme numa panela e leve ao fogo para engrossar. Fica um creme ralinho. Despeje o creme sobre o bolo assado e polvilhe coco ralado por cima. Espere esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro. Sirva decorado com cerejas ao marasquino e folhas de hortelã.

Receita de Bolo gelado de abacaxi
5 (100%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + vinte =