Chester natalino

Ingredientes



1 chester grande, sem miúdos
6 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de salsa e cebolinha verde picadas
1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
4 colheres (sopa) de vinagre de maçã
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de caldo de galinha dissolvido
Sal, q/n
1 folha de louro
10 fatias de toicinho defumado

Molho

3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha verde picadas
200g de cogumelo fresco cortado em fatias
Sal, q/n
Noz-moscada, q/n
1 copo de requeijão

Modo de fazer

Prepare o Chester de véspera. Limpe bem o Chester não se esqueça de limpar por dentro. Coloque-o em uma vasilha grande e cubra com água fria, junte 2 colheres (sopa) do suco de limão e deixe de molho por cerca de 2 horas. Em quanto isso, em outra vasilha coloque o alho, a salsa, a cebolinha, a pimenta, o louro, o azeite, o suco de limão restante e o vinagre. Passado o tempo, retire o Chester da água e escorra-o bem. Coloque na vasilha com os temperos e esfregue-os por dentro e por fora do Chester e regue com o caldo de galinha. Tampe a vasilha e leve à geladeira até o dia seguinte. Comece a preparar o Chester com duas horas de antecedência. Comece preaquecendo o forno em temperatura alta (220º). Forre uma assadeira com rodelas de batata. Disponha o Chester por cima, virando as asas para trás e cruzando e amarrando as pernas com um barbante culinário. Sobre o peito do Chester coloque o toicinho, cubra com papel de alumínio e leve para assar em forno preaquecido, por 40 minutos. Retire o papel alumínio, e deixe assar até ficar bem dourado. Enquanto o Chester assa, prepare o molho.
Numa panela, derreta a manteiga e refogue a salsa, a cebolinha e o cogumelo em fogo brando, mexendo sem parar, por cerca de 5 minutos. Acrescente o sal, a noz-moscada e por último coloque o requeijão, misture bem e cozinhe, até obter um molho espesso. Sirva na molheira.
Passe o chester para uma travessa, decore com as batatas e acrescente salsinha picadinha a gosto e siva-o acompanhado do molho.

 

Chester natalino
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 13 =