Tudo sobre cerveja alemã

Em toda a Alemanha, a cerveja é muito popular. Na Alemanha contém mais de mil cervejarias, muito mais do que qualquer outro local do mundo. Toda cerveja fabricada na Alemanha deve seguir uma lei de pureza, faz com que os fabricantes saibam que ingredientes podem ou não usar. Os únicos ingredientes basicamente permitidos para fazer a cerveja na Alemanha são água, malte de cevada e lúpulo.



Graças aos requisitos de pureza, você pode facilmente notar que as cervejas alemãs têm um alto nível de qualidade. As cervejas alemãs têm um gosto distinto, com um pouco ou nenhum sabor. Alguns estilos de cerveja alemã incluem Koelsch, Weizen e Altbier, Pilsner, Bock, Dunkel, Helles e Maerzen. Leve em conta que as cervejas alemãs podem variar o sabor, o aroma e a cor, e mesmo assim podem ser facilmente identificadas como sendo as verdadeiras cervejas alemãs.

A cerveja alemã Altbier, típica de Dusseldorf cujo o nome significa “cerveja velha ou antiga”, é uma ale escura muito comum, que é top fermentado nas regiões inferiores da Alemanha. A cerveja propõe uma cor amarela, com um sabor que é rico em lúpulo. Outra cerveja alemã típica na região de Bamberg e a Rauchbier conhecida por ter um sabor esfumaçado e cor castanho avermelhado. Estas cervejas com um leve amargor do lúpulo é muito popular em todas as regiões da Alemanha.

As cervejas alemãs também são muito populares em outras áreas do mundo também. E o Pilsener é um dos mais populares e mais familiares de todas as cervejas alemãs, fornecendo mais lúpulo e menos malte. Pilsener pode ser encontrado à venda em todo o mundo.

Na Alemanha produzem mais de 4.000 marcas diferentes de cervejas. Na região sul da Alemanha tem a abadia beneditina (A Abadia é uma verdadeira obra de arte da arquitetura românica alemã e européia, pertencendo a Ordem dos Beneditinos.), é uma das cervejarias mais antigas do mundo. Esta cervejaria passou a produzir cerveja em 1040 – realmente muito impressionante!

A Alemanha é também lar de Oktoberfest, um festival de cerveja que é realizada todos os anos em Munique. A Oktoberfest começa no final de setembro e continua por duas semanas, terminando no início de outubro. Durante a Oktoberfest, pessoas de todo o mundo viajam para a Alemanha para participar do festival. Cada ano, mais de 6 milhões de pessoas participam do evento, o consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros de cerveja o que faz uma das maiores celebrações de cerveja do mundo.

Aqui no Brasil a Oktoberfest é comemorada em Blumenau na região Sul do país, onde se concentra o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro. No entanto a Oktoberfest não tem só cerveja. Nesta época podemos encontrar toda a riqueza cultural da Alemanha Além dos seus trajes típicos também traz um pouco do folclore, da memória e tradição revelada pela música, dança e a gastronomia típica alemã preservada nos costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.

Devido ao sucesso de que Oktoberfest recebe a cada ano, outras cidades ao redor do Brasil, reúne mais de 600 mil pessoas por ano. Se você bebe cerveja, mas nunca experimentou as cervejas da Alemanha, você realmente deveria experimentá-las. Depois de experimentar você vai perceber o porquê que as cervejas alemãs são tão populares. Eu posso dizer que é porque o gosto simplesmente não pode ser duplicado com qualquer outra cerveja.

Tudo sobre cerveja alemã
4.8 (95%) 4 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezoito =