Truques para fazer um arroz soltinho

Quem não gosta de comer um arroz branquinho e soltinho quando bate aquela fome, não é?



O que para uns pode ser muito simples, para outros é uma aventura e tanto. E para ajudá-las nessa aventura separei um passo a passo de como ter sucesso ao fazer arroz. Então vamos lá.

O arroz branco necessita ser lavado em água corrente até a água ficar translúcida e então escorra, eu prefiro um escorredor próprio para arroz para não perder nenhum grãozinho. Porém, uma vasilha também dá para fazer este processo só tome cuidado para não perder os grãos.

Em uma panela coloque um fio de óleo de preferência de canola ou girassol e doure o alho amassado com um pouco de sal, mas cuidado para não deixar dourar muito (alho queimado tem gosto amargo). Acrescente o arroz e frite por uns minutos. Coloque água quente (já fiz com água fria e deu certo também, mas a água quente agiliza o tempo de cozimento) uns dois dedos acima dos grãos, acerte o sal e deixe cozinhar até secar por completo, coloque a tampa na panela enquanto cozinha.

Observe os grãos, não precisa ficar mexendo toda vez que for olhar. Com o tempo só de olhar você já vai saber se ele está cozido. Observe que os grãos ficam maiores e separados, não parecem estar grudados. Então eu uso uma colher ou garfo e verifico se ainda tem água no fundo. Se tiver muita água deixo a panela destampada, mas se tiver bem pouquinho eu desligo e deixo tampada por alguns minutos até servir.

Vale lembrar que as panelas de Inox mais grossas guardam o calor por mais tempo e para não queimar o arroz retire a panela do fogo antes de secar por completo e deixe tampada ela irá terminar de secar a água e não irá queimar o arroz. Antes de servir solte o arroz com uma colher e sirva em seguida.

Quando sobra arroz não costumo desprezar, guardo em uma vasilha tampada na geladeira e quando cozinhar novo arroz , após retirar do fogo coloco por cima para esquentar, não dá nem para perceber que é o arroz de ontem.

Outra coisa que costumo fazer com o arroz que sobrou é picar bem miudinho a cenoura e vagem e frito com meia colher (sopa) de manteiga e sal até ficarem macias, depois acrescento o arroz, mexo até aquecer e fica uma delícia. Experimente você também vai gostar!

Truques para fazer um arroz soltinho
4.8 (95.85%) 53 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =