Tipos de corte de cebola

Para os apaixonados por cozinha como eu aprender alguns nomes utilizados na cozinha é muito importante. Além de a cebola ter uma variedade, também encontramos vários jeitos de cortar uma cebola e cada uma tem uma utilidade e aprendê-la ajudará a valorizar mais o seu prato.



Antes de corta a cebola você deve retirar toda a casca que a envolve. Um jeito prático é cortando a ponta da cebola, mantenha aonde tem a raiz (assim fica mais firme para os iniciantes), depois com uma faca do chef bem afiada você faz um corte na vertical sem aprofundar muito de um lado ao outro e retire a casca.

Corte a cebola na vertical e deite a sobre uma tábua de corte. Esse ponto é a base para o corte Bronoise (cubinhos), Julienne (tirinhas), Cubos.

Para o corte Bronoise (cubinhos) – faça cortes paralelos na vertical, depois faça cortes paralelos na horizontal até próximo a raiz. Por último você faz cortes transversais para formar os cubinhos. Esse tipo de corte é usado na maioria dos pratos como: molhos, vinagrete, salada, maionese.

Já para o corte Julienne o processo é mais fácil – com a metade da cebola sobre a tábua, faça cortes paralelos na horizontal até chegar a raiz. Já as cortadas a Julienne vai bem em molhos, saladas, bifes

E para fazer os cubos – você deve pegar a metade da cebola dispô-la sobre a tábua e fazer cortes mais espaçados na vertical e depois cortes mais espaçados na horizontal. Se quiser maior os cubos e só deixar mais espaçado tanto na vertical como na horizontal. São usadas principalmente na cozinha japonesa, gosto de cortar em cubos grandes e colocar em ensopados de carne, frango.

No entanto, para as cebolas em rodelas você não corta a cebola ao meio depois de retirar a casca você corta tiras finas e solta as rodelas. E vão bem com aquele bife.

Para evitar que a cebola faça você chorar você deve mergulhar a cebola em água gelada por 30 minutos e para diminuir a acidez da cebola você passa água quente na cebola picada com ajuda de um escorredor ou uma peneira e passe água fria em seguida.

Tipos de corte de cebola
4.8 (95.69%) 51 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dezoito =