Como comprar cebola

No Brasil encontramos vários tipos de cebola, e com essa variedade também encontramos pessoas que tem sua preferência e até aquelas que têm repulsa a essa hortaliça que possui muitos benefícios medicinais.

Entretanto a cebola é um elemento indispensável em uma cozinha. Também temos diversas formas de cortá-la e cada um para uma finalidade. E para não errar separei uma seleção das cebolas e suas características que fazem toda diferença em um prato.

Conheça os tipos de cebolas mais conhecidas no Brasil

cebola-pera

Cebola Pêra

Possui um sabor mais intenso e ácido. É muito boa quando refogada e muitos a usam nas saladas.

cebola-branca

Cebola Branca

Tem um sabor intenso. Usada para cozidos. É encontrada em diversos tamanhos e possui uma casca branca.

cebola-bebe

Cebola Pérola ou cebola bebê

Essas cebolas são bem pequenas, ideais para conservas. Por possuir um sabor delicado e adocicado vão bem como guarnição ou douradas como acompanhamento de carnes.

cebola-chalotasChalotas

Com um sabor bem adocicado e com pouca acidez a Chalota é ideal para pratos sofisticados e bem delicados. Tem como característica um corpo mais alongado do que a pérola e é muito difícil de se encontrar.

cebola-roxaCebola Roxa

Por possuir um sabor adocicado é a melhor para se comer crua. Ideal para saladas, vinagrete, lanche e quando caramelizada ela fica ainda mais doce. Sua característica é sua cor roxa.

Além de conhecer as cebolas também temos que saber escolhê-las. Dê preferência às cebolas que não estejam machucadas e casca com brilho mais vibrante (eu costumo retirar as cascas soltas antes de comprar) e principalmente que não estejam murchas. Cuidado com épocas de chuva, pois elas recebem muita água e ficam mais propicias a estragar mais rápido.

Como comprar cebola
4.7 (93.64%) 22 votos


  1. Boa noite!

    Estou procurando faz tempo as benditas chalotas. Onde posso encontra-las em São Paulo?

    Obrigado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + doze =