Champanhe: aprenda um pouco sobre essa bebida

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Tradicionalmente, champanhe acompanha grandes comemorações como grandes marcos ou brinde aos noivos no casamento. Considerado uma bebida flexível, o Champanhe pode ser servido com uma refeição ou sobremesa. Por muitos anos, esta bebida refrescante e exótica tem sido usada como uma forma de celebração e sinônimo de luxo e prazer.

As uvas são colhidas todas à mão por ser proibido o uso de máquinas na região de Champagne. Porém nem sempre ela foi efervescente como conhecemos hoje. Na verdade o Champanhe não tem mais que 150 anos. Alguns afirmam que não tem uma origem ou inventor. Pois ele se inventou sozinha.

Devido à geografia da região de Champagne em que o tempo esfria muito e rápido no outono. Isso fazia com que a fermentação fosse interrompida antes que todo o açúcar se transformasse em álcool. E com a chegada da primavera, a temperatura sobia novamente, o processo de fermentação era retomado e o dióxido de carbono resultante desse processo tornava o vinho espumante. Então nascia o delicioso e único Champanhe.

Então se você pegar uma garrafa observe seu rótulo, e se a garrafa foi produzida nos vinhedos da França você pode ficar tranquilo. Pois você está comprando o verdadeiro Champanhe. Agora se não, você está praticamente só comprando um vinho espumante padrão.

Para saber se a champanhe que você esta comprando é realmente a legítima, você deve se certificar que o frasco tenha o nome de Champagne, com um capital francês C., pois os fabricantes dessa bebida perfeita são muito protetores deste nome e, portanto, são os únicos que estão autorizados a usá-lo.

O Champanhe é feito usando três diferentes tipos de uvas – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay. Noir e Meunier são tipos de uvas pretas, enquanto o Chardonnay é um tipo de uva branca. O rótulo da garrafa irá significar que tipo de champanhe você está comprando, assim você saberá que sabor a esperar. Existem também tipos de vinho que são uma mistura de uvas diferentes, proporcionando um sabor requintado.

Hoje podemos encontrar muitos vinhos espumantes no mercado. Embora o Champanhe na verdade seja considerado um tipo de vinho espumante, o verdadeiro champanhe é muito melhor. Se você já provou este vinho antes, você saberá a diferença da qualidade.

Da próxima vez que você fizer uma festa e precisar de algo para torna-la um pouco mais interessante, você deve comprar uma garrafa de champanhe. Pois poucas coisas merecem elogios em uma celebração como a ruptura de bolhas de uma bela garrafa e sem dizer do prazer por degustar uma bebida única, perfeita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 8 =