Aprenda a fazer arroz integral

Atualmente o arroz integral se tornou o queridinho na hora das refeições e a cada dia ganha novos adeptos. Podemos encontrar de várias marcas e valores, uns cozinham mais rápido e outros são mais duros. Então é só começar a experimentar e ver qual você gosta mais.



Eu costumo usar o arroz integral e o branco da marca Albaruska que é feito no pilão, e não demora muito para ficar macio e tem o preço bem acessível. Mas você pode escolher outro.

O segredinho de fazer um arroz soltinho é não fritar o arroz. Como assim, não fritar o arroz? Na verdade o arroz integral não precisa ser selado como o arroz branco.

Algumas pessoas pedem para deixar o arroz de molho por 7 horas em água morna antes do preparo. Porém, com a vida corrida que tenho não consigo deixar de molho antes. E lavo na hora do preparo.

Em uma panela coloque um fio de óleo, de preferência ao óleo de canola ou de girassol que são mais saudáveis. Coloque um pouco de alho amassado e dê uma dourada, mas não se esqueça de não deixar fritar coloque um pouco de água morna e acrescente o arroz. Eu costumo colocar uns três dedos de água acima do arroz e depois coloco o sal. Para os que têm que cuidar com o sal uma dica é substituir o sal por folhas frescas de manjericão picadas ou o sal de ervas. Tampe a panela e deixe cozinhar olhando de vez em quando.

O tempo de cozimento do arroz integral vai variar de 25 a 40 minutos dependendo da marca do arroz.

Se sua panela for de inox antes de secar por completo o arroz, retire a panela do fogo e deixe terminar de secar com a panela tampada.

Espero que façam ou comecem a fazer esse arroz que é uma delicia!

Ah! Já estava me esquecendo uma dica legal é usar a água do arroz para molhar as samambaias, elas adoram e ficam mais viçosas. Ainda não descobri o porquê, mas quando descobrir falo pra vocês.

Aprenda a fazer arroz integral
4.6 (92.5%) 24 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =